São João Nepomuceno Neumann
Dia 5 de Janeiro é dia de que Santo?
SÃO JOÃO NEPOMUCENO NEUMANN, BISPO DE FILADÉLFIA NOS ESTADOS UNIDOS
O santo do dia, 5 de janeiro, é dedicado à São João Nepomuceno Neumann. Sacerdote boêmio, viveu nos Estados Unidos (1811-1860). Desempenhou seu ministério entre os pobres e migrantes. Entrou para a Congregação dos Redentoristas e tornou-se Bispo de Filadélfia, onde construiu igrejas e escolas, sobretudo nas periferias. Escreveu um Catecismo para Jovens.
Quem foi Santo João Nepomuceno Neumann?
Um missionário incansável
João Nepomuceno Neumann foi um missionário incansável que dedicou sua vida à evangelização e à educação católica nos Estados Unidos. Nascido na Boêmia, atual Eslováquia, em 1811, ele chegou aos EUA em 1836, com o objetivo de levar o amor de Deus às almas esquecidas e abandonadas.
Obras e vida de São João Nepomuceno
Um Bispo dedicado
Neumann ingressou no seminário em 1831 e foi ordenado sacerdote em 1836. No ano seguinte, ele foi enviado para a diocese de Nova York, onde trabalhou como pároco e redentorista. Durante esse período, ele desenvolveu um grande interesse pela educação católica e fundou a congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco, que se dedicava ao ensino de crianças pobres.
Em 1852, Neumann foi nomeado bispo de Filadélfia. Nesse cargo, ele continuou sua missão de evangelização e educação. Ele organizou um sistema diocesano de escolas católicas, que ajudou a duplicar o número de escolas católicas na diocese. Ele também construiu mais de oitenta igrejas e iniciou a construção da catedral de São Pedro e São Paulo.
Neumann era um homem de estatura pequena e de saúde frágil, mas sempre se manteve muito ativo. Ele escreveu inúmeros artigos em revistas e jornais católicos, e publicou dois catecismos e uma história da Bíblia para as escolas.
São João Nepomuceno: primeiro santo americano
Felicidade dos fiéis americanos
João Nepomuceno Neumann morreu em 1860, aos 49 anos e é considerado o primeiro santo dos Estados Unidos.
O papa Paulo VI o beatificou em 1963 e foi canonizado pelo mesmo papa no dia 17 de junho de 1977, em Roma. A cerimônia foi assistida por muitos fiéis americanos. Estes fiéis vieram dos EUA fazendo a mesma rota marítima do Santo João Nepomuceno Neumann, só que em sentido inverso. O Papa decretou que o dia 5 de janeiro seria dedicado ao seu culto litúrgico.