No dia 7 de abril, a Igreja Católica celebra São João Batista de La Salle, presbítero e fundador dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lasallianos). Ele é o padroeiro universal dos educadores e professores, proclamado como tal pelo Papa Pio XII em 1950.
Outros santos e beatos que a Igreja faz memória em 6 de abril
Outros santos e beatos comemorados neste dia incluem: São Hegesipo, historiador; Santa Perpétua; São Jorge da Mitilene; Beata Maria Assunta Pallotta; e vários mártires antigos.
São João Batista de La Salle
São João Batista de La Salle nasceu em 30 de abril de 1651, em Reims, na França, primogênito de uma família nobre e profundamente cristã. Seu pai, Louis de La Salle, era conselheiro do rei Luís XIV, e sua mãe, Nicole Moët, provinha de uma família de produtores de champanhe. Desde cedo, João Batista demonstrou inclinação para a vida religiosa, dedicando-se à oração, leitura espiritual e exercícios piedosos. Aos 11 anos, recebeu a tonsura clerical, iniciando sua formação para o sacerdócio.
Órfão de pais ainda jovem (pai em 1672 e mãe em 1671), assumiu a responsabilidade pela educação de seus irmãos mais novos. Apesar disso, continuou seus estudos: tornou-se Mestre em Artes, ingressou no Seminário São Sulpício em Paris e na Universidade de Sorbonne. Foi ordenado sacerdote em 9 de abril de 1678 e doutor em Teologia em 1680. Renunciou a um cânone na Catedral de Reims para se dedicar aos pobres.
Em 1679, encontrou Adriano Nyel, que abria escolas para crianças pobres. Inspirado por Deus, La Salle ajudou a fundar a primeira escola gratuita em Reims. Percebeu a necessidade de formar professores competentes e dedicados. Em 1681, acolheu professores em sua casa, formando uma comunidade. Renunciou a toda sua herança para se dedicar integralmente aos pobres.
Introduziu inovações pedagógicas revolucionárias: ensino em grupo (em vez de individual), uso da língua vernacular (francês) em vez do latim, formação de professores leigos, escolas dominicais para trabalhadores e escolas técnicas.
Em 1684, fundou o Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, uma congregação de irmãos leigos dedicados à educação. Enfrentou oposições do clero, párocos e autoridades, mas perseverou com oração e penitência. Em 1694, emitiu votos de obediência com companheiros. Expandiu as escolas por toda a França, chegando a Paris em 1688.
Foi deposto temporariamente como superior, enfrentou críticas e exílios internos. Reagiu com humildade: "Se o nosso Instituto for obra humana, desaparecerá; mas se for de Deus, nada o destruirá". Retirava-se em oração e meditação.
Faleceu em 7 de abril de 1719, uma Sexta-feira Santa, em Rouen, aos 67 anos. Na época, a congregação tinha 23 casas e cerca de 100 irmãos. Foi canonizado em 1900 pelo Papa Leão XIII e declarado padroeiro dos educadores em 1950 pelo Papa Pio XII. Hoje, os Lasallianos estão presentes em mais de 80 países.
São João Batista de La Salle revolucionou a educação, tornando-a acessível aos pobres e formando gerações de educadores cristãos. Seu carisma continua vivo nas milhares de escolas lasallianas ao redor do mundo, incluindo no Brasil.
Ó Pai, pela vossa misericórdia, São João Batista de La Salle anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
São João Batista de La Salle, rogai por nós!