Tiradentes: Mártir da independência 

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político nascido no então Estado do Brasil, ainda uma colônia portuguesa, que atuou nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Segue aqui algumas dicas para curtir os dias feriados e no final da página as datas que caem no dia de Tiradentes.

Tiradentes: herói real ou inventado?


Um mártir herói?


O Dia de Tiradentes é um feriado nacional brasileiro criado em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, considerado herói nacional, mártir da Inconfidência Mineira e patrono cívico do Brasil e das Polícias Militares dos Estados. É comemorado em 21 de abril, data de sua execução.

Mas será que Tiradentes foi realmente um herói? Ou será que sua figura foi construída e mitificada ao longo do tempo?

Tiradentes com o seu corpo esquartejado perto de um crucifixo

Crédito: WikiCommons

Quem foi Tiradentes?


Dentista revolucionário


Joaquim José da Silva Xavier nasceu em 12 de novembro de 1746. Trabalhou como mascate, minerador, farmacêutico e dentista, profissão em que ganhou o apelido de Tiradentes.

Depois de adulto, alistou-se na tropa militar da Capitania de Minas Gerais, onde ficou até chegar ao posto de alferes (que hoje corresponde a segundo-tenente). Afastou-se em 1787, após sete anos de serviço sem nenhuma promoção importante na carreira.

Entre 1788 e 1789, a Capitania de Minas Gerais foi tomada por uma forte insatisfação com os altíssimos impostos exigidos pela Coroa portuguesa. Inspirada pelas ideias iluministas de liberdade e igualdade que pipocavam na Europa, a elite da Capitania começou a articular um movimento revolucionário.

A gota d’água foi quando a Coroa autorizou a cobrança de impostos através da chamada Derrama, que incluía prisão e confisco de bens. Planejou-se, então, a Inconfidência Mineira, movimento que pretendia libertar Minas Gerais e torná-las um país independente – desenhou-se inclusive uma bandeira para a nova República.

A revolução deveria estourar no dia em que seria cobrada a Derrama, incluindo a execução do Governador da Capitania em praça pública. No entanto, a revolta foi denunciada por Joaquim Silvério dos Reis em troca do perdão de suas dívidas com o governo. Todos os participantes foram presos, e enquanto todos os outros negavam sua participação, Tiradentes declarou-se líder do movimento.

Tiradentes foi o único sentenciado a pena de morte. Foi enforcado no dia 21 de abril de 1792 e depois esquartejado: seus membros foram espalhados pelos lugares onde ele pregava sua ideologia e a cabeça exposta em frente à sede do governo mineiro.

Participação na Inconfidência Mineira


Tiradentes, um lider?


Muitos historiadores duvidam que Tiradentes tenha sido realmente o principal líder da Inconfidência, pois não era um personagem importante na alta sociedade mineira da época. Há quem acredite que ele foi apenas um bode expiatório da revolução e que a ideia do mito foi plantada pela Ditadura Militar e vingou graças à semelhança com a história de Jesus Cristo, que também foi traído e suportou com dignidade uma morte cruel em nome de um ideal.

Sabe-se que ele não tinha cabelos longos nem barba, como nas imagens popularmente difundidas: esse costume não era permitido a militares, e na prisão cabelos e barba eram raspados para evitar a proliferação de piolhos.

A construção do mito


Mártir da Independência


A figura de Tiradentes começou a ser construída logo após sua morte. Ele foi considerado um mártir da independência do Brasil e um símbolo da luta pela liberdade.

Em 1822, a independência do Brasil foi proclamada. Tiradentes foi então reconhecido como um herói nacional.

Em 1890, o governo republicano estabeleceu o Dia de Tiradentes como feriado nacional.

Um padre próximo a Tiradentes perto para ser morto

A falsa imagem de um homem barbudo


Tiradentes: o martírio e a construção de um mito


Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, é considerado um herói nacional brasileiro, mártir da Inconfidência Mineira e patrono cívico do Brasil e das Polícias Militares dos Estados. É comemorado em 21 de abril, data de sua execução.

No entanto, a imagem de Tiradentes como um homem barbudo e com cabelos compridos, que é a imagem mais difundida no Brasil, não é verdadeira. Essa imagem foi construída ao longo do tempo, a partir de diversos fatores, incluindo a mitificação de sua figura e a necessidade de um símbolo para a República recém-proclamada.


Os fatos


Tiradentes era um militar e, como se sabe, cabelos compridos nunca foram tolerados nas Forças Armadas. Mesmo depois de capturado e condenado à forca, teve seus cabelos e barbas raspados por questões de higiene.

A única imagem que se tem de Tiradentes com cabelos e barbas compridas é um retrato pintado por Pedro Américo em 1890. Esse retrato foi encomendado pelo governo republicano, que estava construindo a figura de Tiradentes como um herói nacional.

Tiradentes e a cidade de Tirandentes

 Washt Rodrigues/Museu histórico Nacional

Quais os dias de Tiradentes?