Qual a origem de Corpus Christi?
A comemoração do Corpus Christi tem origem ainda no século XIII, especificamente no ano de 1269. Nessa época, os então membros da Igreja Católica propuseram que as pessoas separassem uma data para sentirem a presença de Cristo, instaurando assim o feriado.
Reza a lenda que um sacerdote chamado Pedro de Praga, que se encontrava amargurado por dúvidas quando a presença de Jesus Cristo na eucaristia, saiu de sua cidade, peregrinando em busca dos túmulos dos apóstolos Paulo e Pedro, em Roma. Seu objetivo era pedir fé, para que pudesse se livrar de suas aflições. No caminho, enquanto passava por uma cidadezinha na Itália, chamada Bolsena, ele assistiu a celebração da Santa Missa, onde novamente foi assaltado por incertezas. Porém, na hora da Consagração, um milagre aconteceu, provendo-lhe a resposta que precisava: a hóstia branca metamorfoseou-se em carne. A carne manchava seu corpo, as toalhas do altar e o chão da Igreja de sangue, mas as mãos do sacerdote não foram maculadas. Ainda, conta-se que a parte da hóstia que permaneceu nas mãos do padre não foi transformada.
Ao ouvir esta história, o então papa, Papa Urbano IV, pediu para que os objetos manchados pelo sangue, e o pedaço restante da hóstia, fossem levados para Orvieto (também uma região da Itália) em uma enorme comitiva. Foi então decretado o Corpus Christi, no dia 8 de setembro de 1264.
No Brasil, a festa de Corpus Christi foi introduzida pelos portugueses no século XVI. As primeiras celebrações eram realizadas em igrejas e capelas, mas com o tempo a festa passou a ser celebrada também nas ruas, com procissões e tapetes de flores.