Quando é comemorado o dia das Mães?
No Brasil, o Dia das Mães é festejado no segundo domingo do mês de maio. É uma data dedicada a demonstrar amor e carinho às mulheres que se tornaram mães, muitas vezes abrindo mão de sua vida própria para dar aos filhos a melhor criação possível.
A data em que se comemora a festa das mães varia de acordo com cada país. Em Portugal, é celebrada no primeiro domingo de maio, pois esse dia é dedicado a Maria, mãe de Jesus. Outros países elegeram o terceiro domingo, o último ou estabeleceram datas fixas. Na Índia, a celebração acontece no início do mês de outubro.
Qual a origem dos dias das Mães?
A primeira festa em adoração à maternidade sobre a qual se tem notícia acontecia na Grécia antiga e homenageava a deusa Reia, considerada a mãe dos Deuses, na entrada da Primavera. Na Ásia Menor, havia uma festa semelhante que acontecia durante o mês de março para Cibele, Deusa da Fertilidade.
Com o advento do Cristianismo, as homenagens à figura da mãe continuaram, principalmente na devoção à Virgem Maria; já os povos judeus costumam reverenciar a figura de Eva, considerada a mãe da Humanidade.
No entanto, a fixação de uma data específica para o Dia das Mães ocorreu apenas no século XX. A ideia veio da historiadora norte-americana Anna Jarvis, que ao perder sua mãe Ann Marie Reeves Jarvis, em maio de 1905, decidiu dedicar um dia para homenagear todas as mães e incentivar as crianças a demonstrar seu amor e reconhecer sua importância.
Seguidoras da Igreja Metodista, Anna e suas amigas conseguiram permissão para celebrar um culto dedicado às mães na cidade de Grafton, na Virgínia Ocidental, em 26 de abril de 1908. Depois de muita luta, o grupo conseguiu chamar a atenção do governador do Estado, William Glasscock, que em 1910 declarou oficialmente o dia 26 de abril como o Dia das Mães.
A repercussão foi grande em todo o país, e em 1914 o então presidente Woodrow Wilson determinou que a festa seria celebrada em todo o país no segundo domingo de maio.
Quando começou o Dia das Mães no Brasil?
O primeiro Dia das Mães brasileiro foi organizado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 12 de maio de 1918. Outras instituições religiosas em todo o país começaram a adotar a celebrar a data, que em 1932 foi oficializada e fixada no segundo domingo de maio pelo presidente Getúlio Vargas.
Dia das Mães e o comércio
Quando o Dia das Mães começou a ser explorado pelo comércio, Anna Jarvis ficou furiosa. No ano de 1923, disse a uma repórter que não criou o Dia das Mães para ter lucro, e chegou a entrar com uma ação judicial para cancelar a festa – sem sucesso.
Hoje, o Dia das Mães é responsável pelo segundo maior pico de vendas durante o ano, logo após o Natal.