Quinta-feira Santa: a instituição da Eucaristia

A Quinta-feira Santa é o quinto dia da Semana Santa, a última semana da Quaresma. É o dia em que se comemora a instituição da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo.

Segue aqui algumas dicas para passar o dia feriado e no final da página as datas que caem na Quinta-feira Santa.

Jesus lava os pés dos apóstolos

O que significa a Quinta-feira Santa?


A Quinta-Feira Santa, também chamada de Quinta-Feira de Endoenças, é a véspera da morte de Jesus. Segundo as tradições cristãs, nesse dia ele foi traído e preso, após fazer sua última refeição com seus discípulos.

É o primeiro dia do Tríduo Pascal, que compreende a Quinta e a Sexta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia. O período de três dias é o ponto alto da Semana Santa e tratado como se fosse uma única celebração. Por isso, a bênção final não é dada nos rituais da Quinta e da Sexta-Feira, mas apenas no final da Vigília Pascal.

O que aconteceu na Quinta-feira Santa?


A celebração principal da Quinta-Feira Santa é a Missa do Crisma, feita pelo bispo local na sede da Diocese. Nessa missa, são abençoados os óleos que serão usados durante todo o ano no Batismo, na Crisma e na Unção dos Enfermos, e os sacerdotes renovam as promessas feitas no momento da ordenação.

À noite, é realizada a Missa do Lava-Pés, que relembra o ato de Cristo de lavar os pés de seus apóstolos, como um ato de humildade. Durante a missa, são removidas todas as velas, flores e decorações do altar e cobertas todas as imagens: a Igreja está em luto. Quase todas as denominações cristãs, inclusive as igrejas protestantes, celebram o Lava-Pés.


O que foi a Última Ceia?


É a última refeição que Jesus fez com seus discípulos antes de ser crucificado e o momento em que ele instituiu o sacramento da Eucaristia ou Comunhão.

Segundo os relatos da Bíblia, Jesus previu a traição de Judas, dizendo a seus apóstolos que um dos que ali estavam presentes o trairia. Pedro, o futuro fundador da Igreja Católica, ficou indignado; Jesus então respondeu-lhe que no dia seguinte ele mesmo iria negar conhecê-lo por três vezes, o que realmente aconteceu.

Durante a ceia, Jesus partiu o pão e o vinho e o distribuiu a seus discípulos, dizendo que se tratavam de seu corpo e de seu sangue, que em breve seriam entreguem em sacrifício. Depois, lavou seus pés e fez um longo sermão em tom de despedida, conhecido como Discurso de Adeus. Nesse momento, Judas não estava mais presente, pois havia saído para consumar sua traição.

Por fim, Jesus disse que ficaria com eles por pouco tempo e deixou seu último mandamento: “amais uns aos outros como eu vos amei”.


É feriado Quinta-Feira Santa?

No Brasil, a Quinta-Feira Santa é considerado dia útil. No entanto, é feriado nacional na Colômbia, Venezuela, Paraguai, Costa Rica, México, Filipinas, Noruega, Islândia, Dinamarca e Espanha, exceto nas regiões de Valencia e Catalunha. 

Qual é o dia da Quinta-feira Santa?