Dia da Confraternização Universal: dia para celebrar a paz e a união
O Dia da Confraternização Universal é comemorado em 1º de janeiro, em todo o mundo. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1967, como um dia para celebrar a paz e a união entre os povos.
O dia 1º de janeiro é um dia especial, pois marca o início de um novo ano. É um momento de reflexão sobre o ano que passou e de esperança para o ano que vem. É também um momento de celebrar a vida e a alegria.
Segue aqui algumas dicas para curtir os dias feriados e no final da página as datas que caem o Dia da Confraternização Universal.
Reveillon no Rio de Janeiro Crédito: Embratur
O que significa o feriado da Confraternização Universal?
O primeiro dia do ano, 1º de janeiro, é celebrado como feriado da Confraternização Universal no Brasil e em outros países do mundo. Essa data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a fraternidade universal, ou seja, a união e o respeito entre todos os povos.
A simbologia do feriado da Confraternização Universal é muito importante. Ela representa o desejo de paz e de um mundo melhor, onde todos os povos possam viver em harmonia. O feriado é uma oportunidade para refletir sobre a importância da união e do respeito entre as pessoas, independentemente de sua raça, religião, nacionalidade ou cultura.
No Brasil, o feriado da Confraternização Universal foi instituído em 1935, pelo então presidente Getúlio Vargas. A data é celebrada com diversas atividades, como shows, missas, cultos e eventos culturais. Muitas pessoas também aproveitam o feriado para descansar e passar tempo com a família e os amigos.
Importância do feriado da Confraternização Universal
O feriado da Confraternização Universal é uma data importante para lembrar da importância da união e do respeito entre os povos. É uma oportunidade para refletir sobre a necessidade de um mundo mais justo e pacífico.
O feriado também é uma oportunidade para celebrar a vida e a esperança. É um dia para desejar um ano novo de paz, amor e fraternidade para todos.
Como surgiu o feriado da Confraternização Universal?
Feriado comemorado que começou na antiguidade
O Ano Novo é festejado há mais de dois mil anos, e tem um grande laço com a natureza. Antes mesmo do cristianismo surgir na Terra, o povo da Babilônia celebrava, no início da primavera do hemisfério norte, a vinda de um novo estágio, de um novo ano. Na época, essa comemoração não era realizada no dia 1 de janeiro, e sim, no dia 23 de março – pois era nesse período que eram plantadas as novas safras alimentícias.
Enquanto isso, os gregos celebravam um novo ano entre 21 a 22 de dezembro, quando era-se festejado a renovação do deus mitológico Dionísio, o Deus do vinho. O ritual simbolizava a fertilidade, e as pessoas homenageavam os deuses num desfile, onde eram expostos bebês no interior de um cesto.
Já os egípcios celebravam o Ano Novo no dia 16 de julho – data que marcava o início da cheia do Rio Nilo, principal fonte de vida para esse povo. Nessa época, a mais brilhante estrela noturna, Sirius, levantava-se no horizonte, na direção da cidade dos primeiros faraós, Mênfis.
Mas foi somente em 46 a.C. que foi decretado, pelo então governador romano (Júlio César), que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro de todos os anos.
Quando é comemorado o feriado da Confraternização Universal?
Primeiro de Janeiro, dia de confraternizar
No Brasil, em 1935, o então presidente Getúlio Vargas assinou a Lei N° 108, que decretava que em 1° de janeiro deveria ser celebrado o Dia da Confraternização Universal. A Organização das Nações Unidas caracteriza a comemoração pelo diálogo e pela paz entre os povos.
A comemoração do Ano Novo também é realizada em alguns países orientais, como a China por exemplo. Os chineses têm como base um calendário totalmente diferente dos países ocidentais. Para eles, cada ano é agregado a um dos doze animais que supostamente estavam ao lado de Buda durante uma celebração, e este, agradecido pela companhia dos bichos, transformou-os em signos do zodíaco chinês.
Como é comemorado a Confraternização Universal?
Dia de roupas brancas e fogos de artifício
Atualmente, existem inúmeras tradições para celebrar a entrada de um novo ano, particular de cada país/região. No Brasil, estão entre os principais costumes o uso de roupas brancas, pular 7 ondas, comer uvas e romã e assistir o show de fogos de artifício. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, são cidades brasileiras mundialmente famosas pela colossal queima de fogos. Um grande número de pessoas se reúnem nas principais avenidas, Copacabana (Rio) e Avenida Paulista (São Paulo) e há inclusive uma transmissão ao vivo da atração para todo o país.
Enfim, o Ano Novo é celebrado com votos de felicidade, prosperidade, amor e esperança. É tempo de reflexão sobre o ano que passou, e também sobre o ano que está por vir.
Fogos de artifício na comemoração do ano novo Crédito: PortoBay
Melhores destinos para passar o Reveillon
Lugares para curtir o Reveillon
O Ano Novo sempre vem cercado de expectativas e promessas de fazer grandes mudanças na vida, além de ser uma época de comemoração por termos enfrentado os problemas do ano que passou e simbolizar o início do processo de deixar o passado para trás.
Todas essas emoções dividem o espaço no Réveillon , que funciona com uma grande festa emocionante em que todos estão comemorando as mesmas coisas. Você pode fazer isso na sua casa, mas depois que conhece as festas pelo país é difícil não ter vontade de participar novamente. Descubra algumas festas brasileiras de Réveillon que você não pode deixar de conhecer.
Segue os cinco melhores destinos para passar o Réveillon no Brasil e que você possa curtir ao máximo!
Crédito: Wine
Réveillon no Rio de Janeiro/RJ
Dizem as boas línguas que todo mundo precisa, pelo menos uma vez na vida, passar o Ano Novo em Copacabana. O motivo é simples: o Réveillon carioca costuma reunir aproximadamente dois milhões de visitantes para curtir a belíssima queima de fogos de quase 20 minutos na orla, além de muita música e a encantadora paisagem da Cidade Maravilhosa.
Nos quatro quilômetros de praia, vários palcos apresentam shows, e o clima de verão combinado à brisa marítima, ao Corcovado e ao Pão de Açúcar dão o tom clássico dessa celebração mundialmente famosa e, o mais importante, gratuita.
Quem procura por comemorações mais exclusivas pode aproveitar as festas de clubes e baladas. O Réveillon Jockey Club, por exemplo, é considerado um dos mais tradicionais e chega em sua 15ª edição e neste ano acontece com capacidade reduzida a fim de evitar aglomerações. Apresentações de baterias de samba, DJs, buffet livre, open bar e até espaço para as crianças são atrações inclusas nos ingressos.
O Ano Novo do Morro da Urca, mais conhecido como “Réveillon do Morro” também é uma opção de festa particular.
Com uma vista incrível do Rio de Janeiro, é um lugar privilegiado além de ser um dos cartões postais mais famosos da cidade. O evento conta com diversas atrações musicais e tem o sistema all-inclusive, em que seu ingresso garante bebidas a noite toda e buffet liberado, incluindo ceia de Ano novo.
Com opções de hospedagem na cidade inteira, a sugestão é reservar o seu hotel o quanto antes para garantir preços ainda melhores e, claro, se hospedar nos hotéis mais bem localizados.
Réveillon no Guarujá/SP
Com diversos pontos estratégicos para a queima de fogos da virada, o Réveillon no Guarujá promete ser encantador. Os shows pirotécnicos costumam acontecer nas praias de Astúrias e Pitangueiras , mas também há queima de fogos em outros pontos como a praia do Perequê e a Praça 14 Bis.
Quem deseja curtir uma festa com muita música, champagne e ceia, pode brindar na tradicional comemoração do Café de La Musique. Apresentações musicais de vários gêneros fazem parte da programação, que também oferece bebidas, canapés e um delicioso jantar composto por massas, carnes, saladas e a lentilha tradicional para abrir o calendário.
Réveillon em Maceió/AL
Mais do que o belo e clássico espetáculo de fogos aberto ao público, o Ano Novo em Maceió oferece festas particulares famosas para brindar a chegada do ano novo.
O Réveillon Celebration, por exemplo, é considerado a maior festa all inclusive do Brasil. Além de open bar e opções gastronômicas, que vão de saborosos petiscos a receitas gourmet renomadas, a celebração oferece ambientações diferenciadas, estilos musicais variados e apresentações de artistas: neste ano, as presenças confirmadas são de Wesley Safadão, Marília Mendonça e Léo Santana. Na cidade, você pode se hospedar:
Réveillon em Salvador/BA
O Réveillon em Salvador é famoso e, nos últimos anos, tem disputado com o Rio de Janeiro o título de destino mais requisitado pelos turistas de onde passar a virada de ano.
A cidade oferece várias festas: a principal delas é aberta ao público e acontece em diversos lugares - um dos mais famosos é a Arena Cidade da Música , que fica na Orla Boca do Rio . Além da programação oferecida pela Prefeitura, também existem as opções de festas particulares.
A Réveillon Celebration Bahia é uma das melhores do estado e lugar certo para quem deseja começar o ano com muita energia positiva. A programação inclui shows de grupos de axé, samba, pagode e DJs famosos . Tudo isso no ingresso all inclusive.
A dica, como em outras cidades, é reservar seu hotel o quanto antes, já que a cidade costuma ficar bem cheia nessa época do ano.
Réveillon em Balneário Camboriú/SC
Com quase um milhão de visitantes todos os anos, Balneário Camboriú é a opção de Réveillon preferida dos jovens e também das famílias que viajam para o Sul do país. Além da clássica queima de fogos que ilumina os sete quilômetros da beira-mar, as festas particulares chamam a atenção dos visitantes.
Para quem tem filhos pequenos, o Parque Unipraias anima os baixinhos com o bondinho que liga a Central a Laranjeiras. Já quem deseja curtir uma boa música eletrônica, a famosa balada Green Valey, na praia do Estaleiro, tem pacotes especiais para as apresentações da virada, que além de espaço na pista oferecem área VIP e open bar. O evento já foi considerado a melhor balada do mundo em diversas ocasiões pela revista britânica DJ Mag.
Festa de fim de ano Crédito: Hildo Júnior
Dicas para aproveitar o feriado da Confraternização Universal
Reflexão e esperança
O feriado da Confraternização Universal é uma ótima oportunidade para descansar e relaxar. É um dia para aproveitar a família e os amigos.
Se você está procurando uma forma de aproveitar o feriado, aqui estão algumas dicas:
Passe um tempo com a família e os amigos. É uma ótima oportunidade para celebrar o amor e a união.
Faça uma viagem ou um passeio. É uma ótima forma de conhecer novos lugares e relaxar.
Ajude o próximo. É uma ótima forma de fazer a diferença no mundo.
Independente de como você decida aproveitar o feriado da Confraternização Universal, lembre-se de que é um dia para celebrar a vida e a esperança.
Qual dia da Confraternização Universal no Brasil?
Confraternização Universal de 2023 acontece no dia 01 de Janeiro em um domingo
Confraternização Universal de 2024 acontece no dia 01 de Janeiro em uma segunda-feira
Confraternização Universal de 2025 acontece no dia 01 de Janeiro em uma quarta-feira
Confraternização Universal de 2026 acontece no dia 01 de Janeiro em uma quinta-feira
Confraternização Universal de 2027 acontece no dia 01 de Janeiro em uma sexta-feira
Confraternização Universal de 2028 acontece no dia 01 de Janeiro em um sábado
Confraternização Universal de 2029 acontece no dia 01 de Janeiro em uma segunda-feira
Confraternização Universal de 2030 acontece no dia 01 de Janeiro em uma terça-feira