Sexta-feira Santa: Reflexão e penitência

A Sexta-feira Santa é uma data religiosa cristã que relembra a crucificação de Jesus Cristo e sua morte no Calvário. É um dia de luto e penitência para os cristãos, que celebram a morte de seu Salvador como um ato de amor e redenção.

Segue aqui algumas dicas para curtir os dias feriados e no final da página as datas que caem na Sexta-feira Santa.

Sexta-Feira Santa faz parte da Semana Santa


Época de reflexão e renovação da fé


A Sexta-feira Santa é o dia mais importante da Semana Santa, pois celebra a crucificação e morte de Jesus Cristo. É um dia de tristeza e penitência, em que os cristãos relembram o sacrifício de Jesus para salvar a humanidade.

É o período em que o Cristianismo celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Começa no Domingo de Ramos, logo após o final da Quaresma, e termina no Domingo de Páscoa.

Durante a Semana Santa, a comunidade católica reúne-se em celebrações diárias para relembrar o sofrimento de Jesus e o sacrifício que ele fez para libertar a Humanidade da morte e do pecado.

Segundo as tradições bíblicas, Jesus realizou muitos feitos importantes durante a semana que antecedeu sua morte, como a segunda purificação do Templo de Jerusalém e o Discurso das Oliveiras, em que falou sobre o fim dos tempos e sobre sua segunda vinda. Também durante a Semana Santa ele fez a última ceia com seus apóstolos, dividindo com eles o pão e o vinho e instituindo o sacramento da Santa Comunhão.

A Sexta-feira Santa é um dia de grande importância para os cristãos, pois celebra o sacrifício de Jesus Cristo. O sacrifício de Jesus é o fundamento da fé cristã, pois é por meio dele que os cristãos são salvos do pecado e da morte.

Jesus Crucificado

Crédito: WikiCommons

Celebrações da Semana Santa


Domingo de Ramos: entrada de Cristo na cidade de Jerusalém, quando foi recebido como um rei pelo povo que poucos dias depois clamaria pela sua crucificação.


Segunda-Feira Santa: relembra a purificação do Templo e a prisão de Jesus.


Terça-Feira Santa: dia de penitência e cumprimento de promessas. São relembradas algumas das parábolas contadas por Jesus.


Quarta-Feira Santa: realiza-se a Procissão do Encontro entre a imagem de Nosso Senhor dos Passos e a de Nossa Senhora das Dores.


Quinta-Feira Santa: o bispo local abençoa os óleos que serão usados no decorrer do ano para Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. A noite é de vigília, pois corresponde à noite em que Cristo foi traído e preso. São retirados todos os ornamentos das igrejas e todas as imagens são cobertas.


Sexta-Feira Santa: celebra-se a crucificação e morte de Jesus com a cerimônia de Adoração da Cruz. Dia de abstinência, em que os fiéis devem jejuar até o meio-dia, não podem comer carne vermelha nem realizar atividades ligadas ao prazer. À noite, acontece a Procissão do Enterro.


Sábado de Aleluia: dia em que os fiéis aguardam a ressurreição de seu Mestre. Nas igrejas, é realizada a Vigília Pascal, uma das celebrações mais longas do catolicismo.


Domingo de Páscoa: celebra a Ressurreição de Cristo. É a comemoração mais importante do Cristianismo, pois representa a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado.

Encenação da Crucificação de Jesus

Crédito: Agência Brasília

Tradições da Semana Santa


Além das celebrações oficiais da Igreja, a Sexta-feira Santa é marcada por diversas tradições populares. Entre as mais comuns estão:



Entre as mais pitorescas encenações está a Procissão do Fogaréu, realizada na cidade de Goiás à meia-noite da quarta para a quinta-feira. Populares se vestem de soldados encapuzados e batem de porta em porta procurando por Jesus, ao som de tambores, carregando tochas e com a iluminação pública apagada.

Em muitas cidades, a encenação da Paixão de Cristo na sexta-feira santa tornou-se um grande evento, muitas vezes com atores consagrados.

Procissão Corpus Christi

Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Qual o dia da Sexta-feira Santa?

Dia do Servidor Público

Dia do Servidor Público