Dia do Trabalho: Data de luta e conquistas

O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia Internacional dos Trabalhadores, é uma data comemorativa internacional dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente no dia 1 de maio em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.

Segue aqui algumas dicas para curtir os dias feriados e no final da página as datas que caem no dia do trabalho.

Dia do Trabalhador: a eterna luta por melhores condições de trabalho


Luta por melhores condições


O Dia do Trabalhador, também conhecido como Dia Internacional dos Trabalhadores, é uma data comemorativa internacional celebrada anualmente no dia 1º de maio. A data é uma homenagem aos trabalhadores que lutaram por melhores condições de trabalho e direitos sociais.

Muitos países comemoram a data no mesmo dia, como por exemplo na França, na Rússia e em Portugal. Na Austrália, cada região a celebra em um dia diferente; nos Estados Unidos e no Canadá, a festa é móvel, celebrada sempre na primeira segunda-feira de setembro.



Qual a origem do Dia do Trabalhador?


1889 ano da origem


Durante todo o século XIX, muitas manifestações ocorreram por todo o mundo, devido às condições degradantes que os trabalhadores passaram a enfrentar após a Revolução Industrial. Nessa época, surgiram os sindicatos e a maior parte das doutrinas de esquerda, como o socialismo, o comunismo e o anarquismo.

No dia 1º de maio de 1886, uma greve geral paralisou os parques industriais da cidade de Chicago, nos Estados Unidos. O movimento, conhecido como Revolta de Haymarket reivindicava a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.

Dois dias depois do início da greve, houve um violento conflito com a polícia. Uma bomba explodiu no local da manifestação, matando oito pessoas. A polícia imediatamente abriu fogo contra os manifestantes, mais onze pessoas foram mortas e dezenas feridas.

O governo atribuiu o lançamento da bomba a oito militantes anarquistas, mesmo sem evidências de sua culpa. Todos foram presos: quatro receberam sentença de morte, um suicidou-se na prisão e os outros permaneceram presos até 1893, quando todos os oito foram considerados inocentes.

Em 20 de junho de 1889, a central sindical Segunda Internacional reuniu-se em Paris e proclamou o 1º de maio o Dia Mundial do Trabalho, símbolo máximo da luta por condições de trabalho dignas. A data foi reforçada em 1º de maio de 1891, quando outra manifestação (desta vez no norte da França) resultou em dez mortes.

O Parlamento Francês só aprovou a criação do feriado nacional no ano de 1919, seguido pela União Soviética em 1920 e posteriormente pelos outros países do mundo. Até hoje, a data é marcada por manifestações pela manutenção das conquistas e ampliação dos direitos dos trabalhadores.

Dia do Trabalhador no Brasil


Vargas, um político populista


O Dia do Trabalhador foi instituído no Brasil em 1925, pelo presidente Artur Bernardes.

Embora tenha surgido como forma de protesto e crítica socio-econômica, a partir do governo de Getúlio Vargas a data foi adaptada para conquistar a população com discursos populistas e acalorados.

Em 1º de maio de 1940, Vargas instituiu o salário mínimo, que deveria ser suficiente para garantir moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer ao trabalhador e sua família. Em 1º de maio de 1941, criou a Justiça do Trabalho, para resolver conflitos entre empregados e empregadores. Finalmente, em 1º de maio de 1943, foi promulgada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que reúne todos os direitos do trabalhador brasileiro.

Vargas era um político populista que buscava conquistar o apoio da população trabalhadora. Para isso, ele utilizou o Dia do Trabalhador como uma oportunidade para fazer discursos inflamados e prometer melhorias para os trabalhadores.

Dois trabalhadores representando o Dia do Trabalho

Qual é o Dia do Trabalho?