Segunda-feira Santa: a prisão de Jesus

A Segunda-feira Santa é o segundo dia da Semana Santa, a última semana da Quaresma. É um dia de reflexão sobre a prisão de Jesus Cristo, que ocorreu seis dias antes da sua crucificação.

Segue aqui algumas dicas para passar o dia feriado e no final da página as datas que caem na Segunda-feira Santa.

O que significa a Segunda-feira Santa?


A limpeza do Templo e a maldição da figueira


Na missa da Segunda-Feira Santa, os fiéis relembram a prisão de Cristo e sua dolorosa caminhada até o Calvário. Em algumas igrejas é realizada a Procissão de Nosso Senhor dos Passos, cuja tradição se iniciou durante a Idade Média.

Os cristãos acreditam que o famoso episódio bíblico da limpeza do Templo aconteceu neste dia.

A Limpeza do Templo

A limpeza do Templo de Jerusalém


Jesus chegou a Jerusalém acompanhado de seus discípulos no Domingo de Ramos, para celebrar o Pessach – a Páscoa judaica. Na segunda-feira, dirigiu-se ao Templo de Herodes e descobriu que o santuário estava tomado por vendedores de animais e cambistas, que trocavam moedas gregas e romanas pelas hebraicas e fenícias.


Enfurecido, ele os expulsou usando um chicote improvisado com cordas, virando suas mesas e cadeiras e espalhando o dinheiro pelo chão. É a única passagem da Bíblia que menciona o uso de força física por Cristo. Segundo o Evangelho de São João, disse: “Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai uma casa de negócio” (João 2:15-16). Com esta fala, ele assumiu publicamente sua identidade de Filho de Deus.


Jesus, então, proibiu a realização de qualquer tipo de comércio no Templo, desagradando os sacerdotes da época, que estavam por trás da comercialização de pequenos animais para sacrifícios. Provavelmente foi neste momento que começaram a conspirar pela sua prisão e morte.

Jesus amaldiçoando a Figueira

Jesus amaldiçoando a figueira


Outro evento significativo da Segunda-Feira Santa é a maldição da figueira. Jesus sentiu fome e aproximou-se de uma figueira com folhas verdes para procurar frutos. No entanto, era época de inverno e a figueira não tinha frutos.


Jesus, então, amaldiçoou a figueira, dizendo: "Nunca jamais coma ninguém fruto de ti" (Marcos 11:14).


No dia seguinte, quando Jesus e seus discípulos voltaram pelo mesmo caminho, viram que a figueira havia secado até a raiz.


A maldição da figueira é interpretada pelos cristãos como uma representação da condenação de Jesus aos hipócritas. A figueira, com suas folhas verdes, representava a aparência de piedade, mas sem frutos, representava a falta de sinceridade.


Jesus estava dizendo que aqueles que se dizem seguidores de Deus, mas não produzem frutos de justiça, serão condenados.


A Segunda-Feira Santa é um dia de reflexão sobre a paixão e morte de Jesus Cristo. Os eventos deste dia nos lembram da importância da fé, da esperança e da caridade.


A limpeza do Templo é um exemplo da autoridade de Jesus como Filho de Deus. Ele estava afirmando que o Templo era um lugar sagrado, que deveria ser dedicado à adoração a Deus.


A maldição da figueira é uma representação da condenação de Jesus aos hipócritas. Ele estava dizendo que aqueles que se dizem seguidores de Deus, mas não produzem frutos de justiça, serão condenados.


A Segunda-Feira Santa é um dia para nos arrependermos de nossos pecados e renovarmos nossa fé em Jesus Cristo.


Qual o dia da Segunda-feira Santa?