Dia de Reis: uma data de celebração e fé

O Dia de Reis é uma data comemorativa celebrada anualmente no dia 6 de janeiro. No Brasil, é uma data religiosa que marca a visita dos três reis magos ao local de nascimento de Jesus Cristo.

Segue aqui algumas dicas para passar o dia feriado e no final da página as datas que caem no Dia de Reis.

Origem do Dia de Reis

Uma tradição católica

O Dia de Reis é celebrado em 6 de janeiro por vários países de maioria católica. Segundo a tradição cristã, nesta data Jesus Cristo, então recém-nascido, recebeu a visita de três reis magos vindos de diversas partes do mundo, representando as três raças que compõem a Humanidade.

Os três reis eram Gaspar, Baltazar e Melchior. O primeiro, vindo da Índia, presenteou o menino com incenso, simbolizando sua divindade. O segundo, da África, trouxe-lhe mirra, um arbusto usado para preparar medicamentos que geralmente era ofertado a profetas. O último veio da Europa e ofertou-lhe ouro, símbolo de nobreza.

O costume de venerar os Reis Magos surgiu por volta do século VIII. Nesta data, encerram-se os festejos do Natal com a desmontagem dos presépios e a retirada dos enfeites.

Desfile da Folia de Reis

Dia de Reis pelo mundo

Festa importante na Europa

Na Europa, a data é considerada uma celebração importante, tanto que é feriado nacional em boa parte dos países.

Na Itália, por exemplo, não há a tradição de trocar presentes no Natal, mas sim em 6 de janeiro. A festa é marcada pela visita de uma bruxa boa chamada Befana, que leva doces para as crianças comportadas e carvão para as outras.

Na Espanha, as crianças deixam meias e sapatos cheios de capim na janela de suas casas, para que os camelos dos Reis Magos se alimentem antes de continuar a viagem. Em troca, os Reis deixam doces no lugar do capim. A troca de presentes também se dá nesta data e não no Natal, e na véspera há um desfile de carros alegóricos chamada de Cavalgada dos Reis Magos.

No México, é para os Reis Magos que as crianças escrevem pedindo presentes, e não para o Papai Noel. O Natal é visto como uma festa “importada” que foge às tradições locais.

Na França, no Canadá, em Portugal e alguns outros países, as pessoas se reúnem para comer o Bolo de Reis, feito com uma fava ou um pequeno brinde em seu interior. Quem encontrar o brinde deverá oferecer o bolo no ano seguinte.

Integrante da Banda de Dia de Reis

Crédito: Gustavo de Azevedo

A Folia de Reis no Brasil

Uma festa de fé e tradição

A Folia de Reis é uma festa tipicamente portuguesa trazida ao Brasil na época da colonização, que criou fortes raízes no folclore brasileiro e continua sendo celebrada até hoje.

A festa é mais comum nas cidades do interior dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. As comemorações começam na véspera de Natal, quando os foliões, vestidos de reis, pastores e outros personagens bíblicos, saem em procissão pelas ruas da cidade.

Os foliões carregam uma bandeira enfeitada com fitas e flores, que representa as bênçãos do Menino Jesus. Eles também tocam instrumentos musicais rústicos, como viola, sanfona, rabeca e pandeiro, e entoam cânticos religiosos.

Ao longo do caminho, os foliões visitam as casas das famílias locais. As famílias recebem os foliões com alegria e oferecem comida, bebida e abrigo. Em troca, os foliões oferecem música, dança e versos de improviso.


A Folia de Reis é uma festa de fé e tradição que celebra o nascimento de Jesus Cristo. É uma festa alegre e festiva que reúne pessoas de todas as idades e classes sociais.

Desfile no Dia de Reis

Crédito: Gustavo de Azevedo

Qual é o Dia de Reis?