Semana Santa: a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo

A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa..

Segue aqui algumas dicas para passar o dia feriado e no final da página as datas que caem na Semana Santa.

O que é a Semana Santa?

Semana mais importante dos Católicos


A Semana Santa é o período em que o Cristianismo celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Começa no Domingo de Ramos, logo após o final da Quaresma, e termina no Domingo de Páscoa.

Durante a Semana Santa, a comunidade católica reúne-se em celebrações diárias para relembrar o sofrimento de Jesus e o sacrifício que ele fez para libertar a Humanidade da morte e do pecado.

Segundo as tradições bíblicas, Jesus realizou muitos feitos importantes durante a semana que antecedeu sua morte, como a segunda purificação do Templo de Jerusalém e o Discurso das Oliveiras, em que falou sobre o fim dos tempos e sobre sua segunda vinda. Também durante a Semana Santa ele fez a última ceia com seus apóstolos, dividindo com eles o pão e o vinho e instituindo o sacramento da Santa Comunhão.

Encenação de Jesus sendo Crucificado

Celebrações da Semana Santa

Os dias da Semana Santa


Domingo de Ramos: entrada de Cristo na cidade de Jerusalém, quando foi recebido como um rei pelo povo que poucos dias depois clamaria pela sua crucificação.

Segunda-Feira Santa: relembra a purificação do Templo e a prisão de Jesus.

Terça-Feira Santa: dia de penitência e cumprimento de promessas. São relembradas algumas das parábolas contadas por Jesus.

Quarta-Feira Santa: realiza-se a Procissão do Encontro entre a imagem de Nosso Senhor dos Passos e a de Nossa Senhora das Dores.

Quinta-Feira Santa: o bispo local abençoa os óleos que serão usados no decorrer do ano para Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. A noite é de vigília, pois corresponde à noite em que Cristo foi traído e preso. São retirados todos os ornamentos das igrejas e todas as imagens são cobertas.

Sexta-Feira Santa: celebra-se a crucificação e morte de Jesus com a cerimônia de Adoração da Cruz. Dia de abstinência, em que os fiéis devem jejuar até o meio-dia, não podem comer carne vermelha nem realizar atividades ligadas ao prazer. À noite, acontece a Procissão do Enterro.

Sábado de Aleluia: dia em que os fiéis aguardam a ressurreição de seu Mestre. Nas igrejas, é realizada a Vigília Pascal, uma das celebrações mais longas do catolicismo.

Domingo de Páscoa: celebra a Ressurreição de Cristo. É a comemoração mais importante do Cristianismo, pois representa a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado.

Malhação de Judas

Crédito: Agência Belém

Tradições da Semana Santa


Folclore e religiosidade



A Semana Santa é um período de grande importância religiosa para os cristãos, pois celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. No entanto, as celebrações da Semana Santa também são marcadas por uma série de tradições populares, que variam de acordo com a região e a cultura.



Procissão do Fogaréu


A Procissão do Fogaréu é uma das mais conhecidas tradições da Semana Santa brasileira. Ela é realizada na cidade de Goiás, no interior do estado de Goiás, na noite da quarta-feira para a quinta-feira santa.


A procissão é composta por cerca de 800 homens, vestidos de soldados romanos encapuzados. Eles carregam tochas de fogo e batem de porta em porta, procurando por Jesus.


A procissão é acompanhada por um cortejo de músicos, que tocam tambores e cornetas. A iluminação pública da cidade é apagada, criando um clima de suspense e mistério.


A procissão é uma representação da prisão de Jesus, que foi capturado pelos soldados romanos na noite de quinta-feira santa.


Encenações da Paixão de Cristo


As encenações da Paixão de Cristo são outra tradição popular comum na Semana Santa. Elas são realizadas em muitas cidades, geralmente na sexta-feira santa.


As encenações são geralmente interpretadas por atores amadores, mas também podem contar com a participação de atores profissionais.


As encenações retratam os últimos momentos da vida de Jesus, desde a Última Ceia até a crucificação e ressurreição.


Malhação de Judas


A Malhação de Judas é uma tradição popular que consiste em queimar ou espancar um boneco que representa Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus.


A tradição nasceu na Península Ibérica e foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses.


A Malhação de Judas é uma forma de expressar a indignação com a traição de Judas.


Outras tradições


Além das tradições mencionadas acima, existem muitas outras tradições populares associadas à Semana Santa.


Algumas dessas tradições são:


O Lava-pés, que é realizado na quinta-feira santa, e consiste na lavagem dos pés dos fiéis pelos sacerdotes;

A Via Sacra, que é uma caminhada que representa a jornada de Jesus até o Calvário;

A Vigília Pascal, que é uma celebração que ocorre na noite de sábado para domingo, e marca a ressurreição de Jesus.


As tradições populares da Semana Santa são uma forma de expressar a fé e a devoção dos cristãos. Elas são também uma forma de preservar a cultura e a história de cada região.

Quais os dias da Semana Santa?