Quarta-feira de Cinzas: início da Quaresma

A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, um período de 40 dias de penitência e reflexão que antecede a Páscoa. É uma data importante para os cristãos, que a celebram com missas e outros atos de devoção.

Na missa da Quarta-feira de Cinzas, os fiéis recebem uma cruz de cinzas na testa, feita com cinzas de ramos de oliveira abençoados. As cinzas são um símbolo da fragilidade da vida humana e da necessidade de conversão.

Segue aqui algumas dicas para curtir os dias feriados e no final da página as datas que caem na Quarta-feira de Cinzas.

Qual é o significado de Quarta-feira de Cinzas?


O início da Quaresma


Também conhecida por Dia de Cinzas, a Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma. Esta é uma data muito especial para os cristãos.

A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, um período de 40 dias de penitência e reflexão que antecede a Páscoa que é a ressurreição de Jesus. Para os cristãos, essa data é um momento de lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo, e de se preparar espiritualmente para o seu retorno.

Esse período se apresenta como símbolo de transformação e passagem, solenizando, dessa forma, a vulnerabilidade da vida e a suscetibilidade à morte. Os cristãos prezam muito por esta data, e seguem à risca todos os rituais da Quarta-feira de Cinzas.

Moça recebendo as Cinzas

Crédito: Kathleen Barry

Por que se chama Quarta-feira de Cinzas?


Tu és pó e ao pó voltarás


O sufixo do nome, “cinzas”, tem origem unicamente religiosa. Como neste dia é comemorada a clássica missa das cinzas, o primeiro dia da quaresma recebeu este nome. Na missa das cinzas, são queimados os galhos louvados do Domingo de ramos, do ano passado. O ritual funciona da seguinte maneira: as cinzas são misturadas a água benta – essa mistura, posteriormente, será utilizada para sinalizar uma cruz na testa de cada fiel pelo padre, dizendo a seguinte frase: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás”. Essa marca, deixada pelo padre no fronte dos cristãos, é mantida até o pôr do sol do mesmo dia. Somente após o cair da noite que se pode lavar esta marca.


O ritual realizado nas missas das cinzas remetem às antigas tradições do Oriente Médio, onde as pessoas costumavam jogar cinzas por cima de suas próprias cabeças, como sinal de arrependimento de seus pecados em face de Deus (fato contado várias vezes na Bíblia). O Catolicismo Romano difunde, ainda nesta data, as penitências de jejum e abstinência.


A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que no final da Missa, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.


A cinza é um símbolo. Sua função está descrita em um importante documento da Igreja, mais precisamente no artigo 125 do Diretório sobre a piedade popular e a liturgia:

“O começo dos quarenta dias de penitência, no Rito romano, caracteriza-se pelo austero símbolo das Cinzas, que caracteriza a Liturgia da Quarta-feira de Cinzas. Próprio dos antigos ritos nos quais os pecadores convertidos se submetiam à penitência canônica, o gesto de cobrir-se com cinza tem o sentido de reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus. Este não era um gesto puramente exterior, a Igreja o conservou como sinal da atitude do coração penitente que cada batizado é chamado a assumir no itinerário quaresmal. Deve-se ajudar os fiéis, que vão receber as Cinzas, para que aprendam o significado interior que este gesto tem, que abre a cada pessoa a conversão e ao esforço da renovação pascal”.

Onde conseguir as cinzas?


Cinza de ramos abençoados


Para a cerimônia de Quarta-feira de Cinzas devem ser queimados os restos dos ramos abençoados no dia de Domingo de Ramos que aconteceu do ano anterior. Estes recebem água benta e logo são aromatizados com incenso.

Como se impõe as cinzas?


Sinal da Cruz na fronte


Este ato especial acontece durante a Missa Católica, depois da homilia, e está permitido que os leigos ajudem o sacerdote. As cinzas são impostas na fronte, em forma de cruz, enquanto o sacerdote pronuncia as palavras Bíblicas: “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Fiel recebendo as Cinzas na testa

Quem pode receber as cinzas?


Sacramental para todos


Ao contrário que muitos imaginam, qualquer pessoa de fé pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. 

Como explica o Catecismo (1670 ss.), “sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”.

É obrigatório a imposição das Cinzas?


Não, mas é recomendável


A Quarta-feira de Cinzas não é dia de preceito e, portanto, não é obrigatória. Lembramos que, nesse dia muitas pessoas costumam participar da Santa Missa, algo que sempre é muito recomendável a todos os devotos.



Quanto tempo é necessário permanecer com a cinza na fronte?


Quanto tempo a pessoa quiser pois não existe um tempo determinado. O tempo de permanência vai de cada um, sendo que alguns ficam o tempo da duração da missa e outros deixam até que se apague naturalmente.

Quarta-feira de Cinzas é feriado?


Feriado do funcionalismo público


No entanto, de acordo com a lei federal brasileira, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado público. Ainda assim, várias lojas e instituições não abrem as portas nesse dia, bem como algumas agências bancárias funcionam somente depois das 12 horas.

Na maioria dos países, a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado público. No entanto, em alguns países, como o Brasil, é um dia de folga oficial apenas para os funcionários públicos.

O que não pode fazer na Quarta-feira de Cinzas?


Dia de Abstinência para os Católicos


A Igreja Católica recomenda que os fiéis pratiquem o jejum e a abstinência na Quarta-feira de Cinzas. O jejum consiste em fazer apenas uma refeição completa ao dia, e a abstinência consiste em não comer carne vermelha.

O jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é opcional. Nesse dia, os fiéis podem ter uma refeição “principal” uma vez durante o dia.


A abstinência de comer carne é obrigatória a partir da idade de 14 anos. Todas as sextas-feiras da Quaresma também são dias de abstinência obrigatória. Importante saber que, para os católicos, todas as sextas-feiras do ano também são dias de abstinência. O gesto, dependendo da determinação da Conferência Episcopal de cada país, tem a opção de ser substituído por outro tipo de mortificação ou oferecimento como a oração do terço por exemplo.


Essas práticas são uma forma de os cristãos se mostrarem humildes e penitentes diante de Deus. Elas também lembram os cristãos do sacrifício que Jesus fez por eles.

Imposição das Cinzas

Patriarcado de Lisboa 

Qual o dia da Quarta-feira de Cinzas?