Domingo de Ramos: a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém

O Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo anterior à Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canônicos.

Segue aqui algumas dicas para passar o dia feriado e no final da página as datas que caem no Domingo de Ramos.

Quando é comemorado o Domingo de Ramos?

O Domingo de Ramos é comemorado no primeiro dia da Semana Santa, que é a semana que antecede a Páscoa. A data é variável, pois depende da data da Páscoa, que é calculada de acordo com o calendário lunar.

Entrada de Jesus em Jerusalém

Crédito: Templario de Maria

O que significa Domingo de Ramos?


O Domingo de Ramos é um dia sagrado para os cristãos, pois marca a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém.

Nesta data, os fiéis relembram como Jesus foi recebido como um rei pelo povo, que o aclamava com ramos de palmeiras e oliveiras.

O Domingo de Ramos é um dia de alegria e celebração, mas também de reflexão sobre a fragilidade da natureza humana.

Festa de Domingos de Ramos na Igreja

Crédito: Paroquia São José Operário

O Domingo de Ramos segundo a Bíblia


Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar o Pessach (a Páscoa judaica) com seus apóstolos. Hospedado em uma cidade próxima, ele enviou dois discípulos para buscar um jumento que nunca havia sido montado em uma aldeia da região. Montado no animal como símbolo de humildade, ele se dirige a Jerusalém, já ciente do sofrimento que enfrentará.

Chegando à cidade, foi recebido com festa por seus habitantes, que forraram as ruas com suas capas e com ramos de palmeira. O povo saudou sua passagem entoando salmos, gritando “Hosana ao filho de Davi” e chamando-o de Rei de Israel e “Messias”, que em hebraico significa “libertador”.

Esse é um episódio repleto de simbolismo, pois era um costume comum entre o povo judaico forrar o caminho para a passagem de personalidades importantes.

Nos dias que se seguem Jesus expulsa os vendedores que tinham tomado posse do Templo de Jerusalém, declarando-se Filho de Deus, e realiza vários milagres.

Também durante esse período ele prega o último de seus discursos, que ficou conhecido como o Sermão do Monte das Oliveiras. Neste sermão, Jesus profetiza sobre o fim dos tempos, a destruição do Templo de Jerusalém e a perseguição a seus seguidores após sua morte.

Padre benzendo ramos no dia de Domingo de Ramos

Crédito: Bruna Mota

O Domingo de Ramos dos Católicos


O Domingo de Ramos é um dia sagrado para os católicos, pois marca a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. É o primeiro dia da Semana Santa, que é a semana que antecede a Páscoa.


De acordo com os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa judaica com seus apóstolos. Chegando à cidade, foi recebido com festa por seus habitantes, que forraram as ruas com suas capas e com ramos de palmeira. O povo saudou sua passagem entoando salmos, gritando “Hosana ao filho de Davi” e chamando-o de Rei de Israel e “Messias”.

Esse é um episódio repleto de simbolismo, pois era um costume comum entre o povo judaico forrar o caminho para a passagem de personalidades importantes. No caso de Jesus, o uso de ramos de palmeira era uma alusão à profecia de Zacarias, que dizia que o Messias viria montado em um jumento.

A entrada de Jesus em Jerusalém foi um momento de alegria e celebração para o povo, que o via como um libertador que traria a paz e a justiça para Israel. No entanto, Jesus sabia que seu destino era a morte, e que sua entrada triunfal em Jerusalém seria seguida de uma semana de sofrimento e humilhação.


Celebração da Igreja


A celebração do Domingo de Ramos começa com uma procissão, na qual os fiéis levam ramos de palmeira ou oliveiras. A procissão é seguida de uma missa, na qual se lê o relato da entrada de Jesus em Jerusalém.

Na missa, os ramos de palmeira são abençoados pelo padre. Os fiéis costumam levar os ramos para casa e enfeitar seus altares ou colocá-los em lugares especiais.


Significado para os Católicos


O Domingo de Ramos é um dia de alegria e celebração, mas também é um dia de reflexão. A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém é um símbolo de esperança, mas também é um prenúncio de sua morte e ressurreição.


A celebração do Domingo de Ramos é uma oportunidade para os cristãos refletirem sobre a vida e o ministério de Jesus Cristo. É um momento para celebrar a sua vitória sobre o pecado e a morte, e para renovar a esperança em um mundo melhor.


Outras celebrações da Semana Santa


Durante a Semana Santa, os católicos celebram outras importantes datas, como:


Quinta-feira Santa: a Última Ceia de Jesus com seus discípulos

Sexta-feira Santa: a crucificação e morte de Jesus

Sábado Santo: o sepultamento de Jesus

Domingo de Páscoa: a ressurreição de Jesus

Simbolismo dos ramos de palmeira


Os ramos de palmeira são um símbolo de vitória e triunfo. Eles são usados para celebrar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e também para lembrar sua ressurreição.

Na tradição judaica, os ramos de palmeira eram usados para celebrar a festa dos Tabernáculos, que comemorava a colheita. Eles também eram usados para saudar pessoas importantes, como reis e heróis.


No contexto da entrada de Jesus em Jerusalém, os ramos de palmeira são um símbolo de sua vitória sobre o pecado e a morte. Eles também são um símbolo da esperança que Jesus traz ao mundo.

Qual é o dia de Domingo de Ramos?