Dia do Espírito Santo

O Dia do Espírito Santo é comemorado 50 dias após a Páscoa, no domingo seguinte ao Pentecostes. É um feriado religioso cristão que celebra a descida do Espírito Santo sobre os discípulos de Jesus Cristo. É um dia de celebração e renovação para os cristãos de todo o mundo. 

Segue aqui algumas dicas para curtir os dias feriados e no final da página as datas que caem no Dia do Espirito Santo.

Vitral representando a pomba do Espírito Santo

Crédito: https://www.flickr.com/photos/karusimionato/

Quando é o Dia do Espirito Santo?

O Dia do Espírito Santo é comemorado em 31 de maio.  A data relembra o Pentecostes, momento em que o Espírito Santo desceu dos céus sobre os discípulos de Jesus e os inspirou a propagar as graças de Deus pelo mundo. Segundo a Igreja Católica, receber o Espírito Santo é como nascer de novo, livre do pecado original.


O que é o Espirito Santo?

Para os cristãos, o Espírito Santo é uma das partes da Santíssima Trindade. Segundo a Bíblia, Deus é um só, mas ao mesmo tempo se divide em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

O Pai é o criador do mundo, o princípio e o fim da vida, eterno e piedoso. O Filho é Jesus Cristo, que foi enviado pelo Pai para redimir os pecados da humanidade e promover a salvação do mundo. O Espírito Santo simboliza o amor infinito de Deus por seus filhos e habita no coração de cada fiel, estabelecendo uma comunhão perfeita com o Pai e o Filho. Foi através dele que Deus encarnou no ventre de Maria sem que ela tivesse mantido relações sexuais.

O fato de as três pessoas serem apenas uma é um dos Mistérios da fé cristã, que nenhuma pessoa é capaz de entender ou explicar. Essa teoria é aceita por quase todas as denominações cristãs, exceto as Testemunhas de Jeová e algumas correntes protestantes.

O Espírito Santo costuma ser representado como uma pomba branca, porém em suas manifestações bíblicas aparece na forma de fogo, vento ou uma nuvem, ora escura, ora extremamente brilhante. A água e os óleos do Batismo também representam o Espírito Santo.



Festa do Divino Espírito Santo

Ao que se sabe, as primeiras celebrações dedicadas ao Espírito Santo aconteceram em Portugal no século XIV. Os nobres da época ofereciam grandes banquetes coletivos ao povo e davam esmolas aos pobres e necessitados. A tradição se espalhou pelos países colonizados por portugueses e chegou ao Brasil ainda no início do século XIV.

Por aqui, a Festa do Divino Espírito Santo caiu no gosto do povo e sobreviveu ao passar do tempo: ainda hoje é uma celebração muito popular em várias cidades, atraindo fiéis e turistas.

Cada região do país adota uma estrutura diferente para a festa, que dura vários dias e mescla religiosidade com elementos do folclore local. As comemorações incluem quermesses com comidas típicas, procissões com muita música, arrecadação de esmolas e apresentações teatrais religiosas e folclóricas.

Qual o Dia do Espírito Santo?