Dia da Mulher: luta e conquista

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa celebrada anualmente em 8 de março. É uma data de celebração das conquistas das mulheres e de reflexão sobre a luta pela igualdade de gênero.

Segue aqui algumas dicas para passar o dia feriado e no final da página as datas que caem no Dia da Mulher.

Quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 8 de março, em homenagem às mulheres que lutaram por seus direitos sociais, econômicos e políticos. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e é celebrada em mais de 100 países..


Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?


Desde o século XX, já existia a ideia de criar uma data festiva para a mulher, principalmente na Europa e Estados Unidos. O ideal era ressaltar, neste dia, a luta das mulheres por melhores condições trabalhistas, qualidade de vida, e a aquisição de direitos sociais exclusivos de homens, como o voto na época.


Como é comemorado o Dia da Mulher?


No Dia Internacional da Mulher, as mulheres são homenageadas com gestos simbólicos de carinho e admiração.

São comuns presentes como flores, poemas, frases especiais e outros objetos que expressam a importância das mulheres em nossas vidas.

A data também é um momento de reflexão sobre a igualdade de gênero e os desafios que as mulheres ainda enfrentam.


Assim, o Dia da Mulher é um dia de celebração, mas também de luta por um mundo mais justo e igualitário para todas as mulheres.

Duas mulheres representando o dia da mulher

Por que o Dia da Mulher é comemorado no dia 8 de março?


A data escolhida para esta comemoração foi 8 de março graças a uma série de eventos drásticos que envolverão muitas mulheres em uma fábrica norte-americana. Em 8 de março de 1857, várias mulheres que trabalhavam numa indústria de tecidos de Nova Iorque fizeram uma enorme greve no local.


O intuito era solicitar um grande número de melhorias nas condições de trabalho, como redução das horas de trabalho de 16 horas para 10 horas diárias, igualação de salários entre mulheres e homens (pois os rendimentos femininos chegavam somente a um terço do pagamento dedicado aos homens), e, também, um acolhimento decente e respeito às mulheres dentro do ambiente de trabalho.


Infelizmente, o protesto foi contido com extrema violência. Sabe-se que várias mulheres que estavam no local foram trancafiadas dentro da fábrica de tecidos, que posteriormente foi incendiada. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas no evento.


Somente em 1910, em uma conferência na Dinamarca, que foi instaurado o dia internacional da mulher, em homenagem a este triste evento de 1857. Mas a ONU só oficializou a data em 1975.

Para que foi criada o Dia da Internacional da Mulher?


A data festiva não foi criada apenas com o intuito de comemorar a coragem e os direitos conquistados por aquelas mulheres. Ainda hoje, ocorrem debates, conferências e reuniões por todo o mundo com o propósito de analisar as contribuições femininas na sociedade atual. Lamentavelmente, até o momento, muitas mulheres ainda sofrem a desvalorização e o preconceito, tanto no âmbito profissional como dentro do próprio lar. Apesar dos avanços, várias empresas ainda oferecem para as mulheres um salário inferior aos ofertados aos homens, uma jornada de trabalho grande, além de desrespeito e desigualdades na carreira.


Conquistas da mulheres comemoradas no Dia da Mulher


No Brasil, a luta das mulheres teve uma conquista ainda mais precoce. Já no ano de 1932, foi firmado o voto feminino. Além disso, alguns anos depois, as mulheres conquistaram o direito de serem eleitas em cargos do poder executivo e legislativo. E, em 2010, foi eleita a primeira presidente mulher do Brasil, Dilma Vana Rousseff.

O Presidente, o vice e suas mulheres homenageando o dia da mulher

Por que dar flores é a melhor opção no Dia Internacional da Mulher?


5 motivos para dar flores no Dia da Mulher


As flores são um presente clássico e atemporal que nunca sai de moda. Elas são perfeitas para celebrar o Dia Internacional da Mulher, uma data importante para lembrarmos da importância das mulheres em nossas vidas.


1. Transmitem mensagens especiais

As flores têm uma linguagem muito única. Elas são capazes de transmitir mensagens como o respeito, o amor, a ternura ou até a esperança, de uma forma tão simbólica que não precisa de utilizar palavras. As flores falam por si!


Quer seja a sua esposa, a sua mãe, ou colega de trabalho, oferecer flores é um gesto de reconhecimento do valor e da importância das mulheres que tem na sua vida. Escolha dentro da nossa seleção de ramos de flores, aquele que lhe faz lembrar mais da mulher da sua vida, acompanhado de uma dedicatória personalizada por si.


Exemplos:

Para a sua mãe, que é forte e batalhadora, um ramo de rosas vermelhas, símbolo do amor e do respeito.

Para a sua esposa, que é romântica e delicada, um ramo de orquídeas, símbolo da beleza e da feminilidade.

Para a sua colega de trabalho, que é criativa e inovadora, um ramo de flores silvestres, símbolo da originalidade e da personalidade única.


2. Simbolizam a beleza e a delicadeza feminina

As flores são seres delicados e por isso simbolizam na perfeição a graciosidade e a beleza, próprias da feminilidade.


Exemplos:

Um ramo de rosas brancas, símbolo da pureza e da inocência.

Um ramo de tulipas, símbolo da beleza e da elegância.

Um ramo de lírios, símbolo da pureza e da virgindade.


3. Contribuem para a conexão com o aqui e agora

Diga-nos uma mulher que tenha recebido flores e que não tenha feito um sorriso. Está comprovado que as flores produzem relaxamento, serenidade e vitalidade. A prática do mindfulness, consiste na atenção plena, e as flores têm esse efeito de aterrar e de manter um ambiente de paz e de harmonia.


Exemplos:

Um ramo de flores secas, que duram por mais tempo e não precisam de cuidados especiais.

Um ramo de flores silvestres, que representam a beleza natural e o poder da natureza.

Um vaso de flores, que pode ser colocado em qualquer espaço da casa, trazendo alegria e cor.


4. Reforçam o romantismo

O Dia da Mulher é uma das melhores alturas do ano para demonstrar a paixão pela sua amada! Oferecer flores é imediatamente percebido como um gesto de alguém que é romântico e que valoriza os detalhes.


Exemplos:

Um ramo de rosas vermelhas, símbolo do amor e da paixão.

Um buquê de orquídeas, símbolo da beleza e da feminilidade.

Uma rosa preservada, um presente único e especial que dura por anos.


5. É rápido e prático

Hoje em dia, é cada vez mais fácil e prático comprar flores online. Basta escolher o ramo ou o arranjo que mais gosta e recebê-lo em casa ou no local de trabalho da mulher que quer presentear.



As flores são um presente perfeito para o Dia Internacional da Mulher. Elas são bonitas, significativas e fáceis de encontrar. Escolha o ramo ou o arranjo que mais combina com a mulher que quer presentear e surpreenda-a com um gesto de carinho e atenção.

Qual é o Dia da Mulher?