Dia de São Jorge: o Santo Guerreiro

O Dia de São Jorge é comemorado em 23 de abril em todo o mundo. É um feriado religioso e cultural celebrado por pessoas de diversas religiões e culturas.

Segue aqui algumas dicas para passar o dia feriado e no final da página as datas que caem no Dia de São Jorge.

São Jorge lutando contra o dragão

Quem foi São Jorge?

São Jorge foi um soldado romano que nasceu na região da Capadócia, na Turquia. Embora haja poucas evidências históricas sobre a sua existência, possui milhões de devotos fervorosos de várias religiões: sua veneração é aceita pela Igreja Católica Romana, Igreja Ortodoxa, Igreja Anglicana, Candomblé e Umbanda.

É considerado o padroeiro de várias cidades pelo mundo, como por exemplo Rio de Janeiro, Londres, Barcelona, Gênova e Moscou, e também da Polícia Civil e de muitas instituições militares. Tanto a Inglaterra como a Grécia trazem a Cruz de São Jorge em suas bandeiras.


Lenda de São Jorge

Segundo a tradição, havia um dragão castigando a população na cidade de Sylén, na Líbia. Sua pele não podia ser perfurada por nenhuma arma, seu hálito era capaz de exterminar uma população inteira, e para não destruir a cidade ele exigia que lhe fosse oferecida em sacrifício uma donzela por dia, escolhida em sorteio.

Quando chegou a vez da filha do rei, Jorge soube da história e foi até a cidade, determinado a matar a fera e salvar a princesa. Algumas versões da lenda dizem que ele cravou sua lança no pescoço do dragão, outras que ele decepou sua cabeça, e outras que o transformou em um dócil cordeiro. O fato é que afirmou que derrotou o monstro em nome de Jesus Cristo e toda a cidade se converteu.

Foi preso e torturado pelo Imperador Diocleciano por negar a fé nos deuses romanos. No entanto, resistiu bravamente à tortura e sua fé impediu que sentisse dor. Foi enterrado vivo, forçado a caminhar sobre brasas e até arrastado sobre elas sem sofrer nenhuma lesão. Os soldados então, muito assustados, o decapitaram em 23 de abril de 303.


O que foi a Última Ceia?

É a última refeição que Jesus fez com seus discípulos antes de ser crucificado e o momento em que ele instituiu o sacramento da Eucaristia ou Comunhão.

Segundo os relatos da Bíblia, Jesus previu a traição de Judas, dizendo a seus apóstolos que um dos que ali estavam presentes o trairia. Pedro, o futuro fundador da Igreja Católica, ficou indignado; Jesus então respondeu-lhe que no dia seguinte ele mesmo iria negar conhecê-lo por três vezes, o que realmente aconteceu.

Durante a ceia, Jesus partiu o pão e o vinho e o distribuiu a seus discípulos, dizendo que se tratavam de seu corpo e de seu sangue, que em breve seriam entreguem em sacrifício. Depois, lavou seus pés e fez um longo sermão em tom de despedida, conhecido como Discurso de Adeus. Nesse momento, Judas não estava mais presente, pois havia saído para consumar sua traição.

Por fim, Jesus disse que ficaria com eles por pouco tempo e deixou seu último mandamento: “amais uns aos outros como eu vos amei”.


O que representa a imagem de São Jorge?

Para os cristãos, o dragão representa o demônio, o mal e os falsos ídolos, destruídos em nome da fé. No Brasil, sua devoção se popularizou devido a tantas situações de violência extrema vividas em nosso cotidiano. É o santo protetor dos excluídos, dos marginalizados, das vítimas da violência, de injustiças e perseguições e dos profissionais que trabalham para evitar esses males. 

Qual é o Dia de São Jorge?