São Julião e Santa Basilissa

Dia 9 de Janeiro é dia de que Santo?

Dia de dois Santos: São Julião e Santa Basilissa


São Julião e Santa Basilissa: um casal de santos mártires

São Julião e Santa Basilissa foram um casal de santos mártires que viveram no século III. Eles eram de famílias nobres e ricas, mas abandonaram tudo para seguir a Jesus Cristo.

São Julião e Santa Basilissa

Crédito: Getty Museum

Quem foram São Julião e Santa Basilissa?


Amor virginal aprovado por Cristo


São Julião era filho único de uma família cristã. Desde a infância, ele era apaixonado por Deus e pela vida religiosa. Aos 18 anos, seus pais o forçaram a se casar com uma jovem nobre chamada Basilissa.

Apesar de ter feito votos de castidade, São Julião aceitou o casamento. Ele acreditava que, com a ajuda de Deus, poderia viver sua virgindade mesmo sendo casado.

Após o casamento, São Julião e Santa Basilissa começaram a viver uma vida de oração e caridade. Eles distribuíram seus bens entre os pobres e se retiraram para viver em dois mosteiros separados.

São Julião assumiu a direção do mosteiro masculino. Ele era um líder sábio e amoroso, que sempre se preocupava com o bem-estar de seus irmãos. Ele também era um exemplo de fé e perseverança.


Santa Basilissa, por sua vez, assumiu a direção do mosteiro feminino. Ela era uma mulher virtuosa e dedicada, que sempre inspirava suas irmãs a amar a Deus e ao próximo.

Durante a perseguição de Diocleciano e Maximiano, São Julião e Santa Basilissa foram presos por sua fé. São Julião foi condenado à morte e Santa Basilissa foi exilada.


São Julião foi decapitado em 304. Sua morte foi um testemunho de sua fé e amor a Deus.

Santa Basilissa sobreviveu ao exílio e continuou a viver uma vida de oração e caridade. Ela morreu em 320, após uma vida de santidade.


São Julião e Santa Basilissa são exemplos de amor, fé e perseverança. Sua história nos ensina que, mesmo em tempos de perseguição, é possível seguir a Jesus Cristo e viver uma vida de santidade.

São Julião e Santa Basilissa