Confraternização Universal 2017 - 2018 - 2019




1 de janeiro: Confraternização Universal (Feriado Mundial)

Brasil 2017 2018 2019
Confraternização Universal 1 de Enero 1 de Enero 1 de Enero



O primeiro dia do ano marca a celebração da paz, o Dia da Confraternização Universal. Comemorado no mundo inteiro, é também conhecido por outros nomes, como Dia da Fraternidade Universal e Dia da Paz Universal. Na maioria dos países, o feriado é celebrado dia 1 de janeiro, na passagem para um novo ano.

São trocados, durante o dia, votos de felicidade, alegria e paz para esse novo ano, entre diferentes pessoas, de várias culturas, credos e afinidades. A época é envolvida por reflexão, renovação e reconstrução, onde esperança e sabedoria são vivenciadas e transmitidas por todos.

Ainda na noite do dia 31, véspera do Dia da Confraternização Universal, a passagem do ano é comemorada com muita festa e alegria, envolta por todos os tipos de tradições.

Segundo a história, no dia 8 de dezembro de 1968, o então Papa propôs a criação de um dia no qual fosse mundialmente celebrada a paz, que seria festejada todo primeiro dia do ano. No entanto, o Papa VI não queria que este dia fosse restrito apenas aos adeptos do catolicismo, dizendo que a paz deveria ser celebrada por todos os homens, mulheres, crianças e idosos, de todas as partes do mundo, independente de suas religiões e crenças.

Ele escreveu uma mensagem que continha a proposta de doar todos os primeiros dias, de cada ano, para a celebração da paz. Esse recado deixava claro que essa comemoração atingiria todas as pessoas do mundo, e não somente aos católicos. Segundo o Papa Paulo VI, os amigos e simpatizantes da paz e da igualdade se reuniriam, neste dia, para festejar a importância da união de todas as pessoas, a beleza da harmonia, a consagração do sentimento de amizade e o entendimento entre as culturas nesta nova e moderna sociedade, cujas pessoas já não possuem mais tempo para compartilharem suas alegrias.

Apesar desta iniciativa, o Dia Internacional da Paz é comemorado mundialmente dia 21 de setembro. Mas, por ventura, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que dia 1º de janeiro seria comemorado o Dia da Confraternização Universal, um dia para celebrar a paz e a união entre os povos, qualquer que seja a etnia, crença e cultura.

A partir de então, todo primeiro dia do ano é voltado para a celebração e partilha entre pessoas de diferentes posições sociais e econômicas, reflexão sobre o ano que está por vir, troca de votos de paz, saúde e felicidade, e principalmente, compreensão e respeito pelo próximo.