Carnaval 2015 - 2016 - 2017




Carnaval: um feriado muito amado pelos brasileiros!

Brasil 2015 2016 2017 2018 2019
Carnaval 17 de fevereiro 9 de fevereiro 28 de fevereiro 13 de fevereiro 5 de março



O Carnaval é um feriado nacional que envolve muita festança e comemoração. Ocorrem grandes festas e paradas em diversas partes do mundo, como Nova Orleans, Veneza, Nice e Rio de Janeiro, sendo que este último foi registrado, pelo Guiness Book of Records, como sendo o maior Carnaval de todo o mundo. Foi Paris quem exportou o Carnaval para diversos outros países, popularizando este notável feriado.

No Brasil, o Carnaval surgiu por volta do século XVII, influenciado pelas comemorações carnavalescas que ocorriam na Europa. Na França, eram realizados grandes desfiles na rua, nos quais as pessoas vestiam fantasias e máscaras para celebrar a data. Alguns personagens europeus, como o Rei Momo, Pierrô e Colombina, foram absorvidos pelos brasileiros e adaptados para seu próprio Carnaval.

Hoje, o Carnaval brasileiro é um feriado nacional que tem uma duração de 3 dias, numa data que varia de ano em ano – com ocorrência exata em 47 dias antes da Páscoa. Assim como no passado, vários desfiles, bailes e paradas urbanas são realizados, reunindo milhares de pessoas nas ruas, vestindo trajes divertidos, incluindo fantasias.

O Brasil é muito famoso pela extravagante comemoração carnavalesca, que toma parte das principais cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, onde são apresentados colossais desfiles luxuosos de temas diversos pelas escolas de samba, com transmissão ao vivo para o restante do país. Recife, capital de Pernambuco (nordeste do Brasil), é conhecida por abrigar o maior bloco carnavalesco do mundo, denominado “Galo da Madrugada”.

Cada um apresenta algumas particularidades:

  • Rio de Janeiro: o Carnaval do carioca têm início antes das datas oficiais do feriado. Ainda no mês de setembro, os ensaios das escolas de samba começam a animar toda a cidade. Mas é especialmente em dezembro que ocorrem os tão esperados “ensaios de rua” (também denominados ensaios técnicos), onde milhares de pessoas comparecem ao Sambódromo nos finais de semana. É somente na data oficial do Carnaval que ocorrem os desfiles formais.
  • São Paulo: similarmente ao Carnaval do Rio de Janeiro, o Carnaval paulista apresenta diversos desfiles das escolas de samba, porém numa passarela projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer. Para que não haja concorrência com os desfiles realizados no Rio, as paradas paulistas ocorrem numa sexta e sábado, com os desfiles do Grupo Especial e Grupo de Acesso, respectivamente.
  • Recife: ao som do frevo, milhares de pessoas fantasiadas vão às ruas por toda a cidade de Recife. Entre as principais peculiaridades, podemos citar os bonecos gigantes, comumente chamados de Bonecos de Olinda, que circulam nas ruas durante o Carnaval pernambucano, e a maior atração da época: o bloco “Galo da Madrugada”.