Ano Novo ou Réveillon 2017 - 2018 - 2019




1 de janeiro: Ano Novo ou Réveillon (Feriado Mundial)

Brasil 2017 2018 2019
Ano Novo 1 de janeiro 1 de janeiro 1 de janeiro



É comemorado, principalmente nos países do Ocidente, o Ano Novo, também conhecido como Réveillon – palavra francesa que significa despertar. É no dia 1º de janeiro que celebra-se o término de um ano e início de outro. Na mesma data, também, é celebrado o dia da Confraternização Universal.

O Ano Novo é festejado há mais de dois mil anos, e tem um grande laço com a natureza. Antes mesmo do cristianismo surgir na Terra, o povo da Babilônia celebrava, no início da primavera do hemisfério norte, a vinda de um novo estágio, de um novo ano. Na época, essa comemoração não era realizada no dia 1 de janeiro, e sim, no dia 23 de março – pois era nesse período que eram plantadas as novas safras alimentícias.

Enquanto isso, os gregos celebravam um novo ano entre 21 a 22 de dezembro, quando era-se festejado a renovação do deus mitológico Dionísio, o Deus do vinho. O ritual simbolizava a fertilidade, e as pessoas homenageavam os deuses num desfile, onde eram expostos bebês no interior de um cesto.

Já os egípcios celebravam o Ano Novo no dia 16 de julho – data que marcava o início da cheia do Rio Nilo, principal fonte de vida para esse povo. Nessa época, a mais brilhante estrela noturna, Sirius, levantava-se no horizonte, na direção da cidade dos primeiros faraós, Mênfis.

Mas foi somente em 46 a.C. que foi decretado, pelo então governador romano (Júlio César), que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro de todos os anos.

Atualmente, existem inúmeras tradições para celebrar a entrada de um novo ano, particular de cada país/região. No Brasil, estão entre os principais costumes o uso de roupas brancas, pular 7 ondas, comer uvas e romã e assistir o show de fogos de artifício. São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, são cidades brasileiras mundialmente famosas pela colossal queima de fogos. Um grande número de pessoas se reúnem nas principais avenidas, Copacabana (Rio) e Avenida Paulista (São Paulo) e há inclusive uma transmissão ao vivo da atração para todo o país.

A comemoração do Ano Novo também é realizada em alguns países orientais, como a China por exemplo. Os chineses têm como base um calendário totalmente diferente dos países ocidentais. Para eles, cada ano é agregado a um dos doze animais que supostamente estavam ao lado de Buda durante uma celebração, e este, agradecido pela companhia dos bichos, transformou-os em signos do zodíaco chinês.

Enfim, o Ano Novo é celebrado com votos de felicidade, prosperidade, amor e esperança. É tempo de reflexão sobre o ano que passou, e também sobre o ano que está por vir.